Compliance
Programa Tiradentes Compliance é o conjunto de mecanismos para o cumprimento de normas legais e regulamentares, políticas e diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades do nosso grupo. Em outras palavras, o programa visa prevenir, detectar e sanar todo e qualquer desvio ou não cumprimento que ocorra. Ele assegura que a empresa está cumprindo à risca todas as orientações dos órgãos de regulamentação, dentro de todos os padrões exigidos.
O programa se sustenta em pilares que norteiam todas as normas e conformidades que devem ser seguidas. clique aqui e conheça cada um desses pilares:
01. SUPORTE DE ALTA ADMINISTRAÇÃO
A alta liderança da Organização deve incorporar os princípios e os pilares do programa e praticá-los sempre, não só como exemplo a ser seguido, mas também para transformar, de fato, a instituição num agente ético e íntegro.
02. MAPEAMENTO DE GESTÃO DE RISCOS
No mundo corporativo, risco está associado à incerteza do cumprimento de algum objetivo ou à probabilidade de perda de algo material ou intangível. A gestão adequada dos riscos é condição fundamental para o sucesso da Organização e, por isso, passou a ocupar lugar de destaque na gestão do Grupo.
03. POLÍTICAS, PROCEDIMENTOS E CÓDIGO DE CONDUTA
Implantamos o modelo de Gestão por Processos e Qualidade e estamos padronizando, mapeando e acompanhando os indicadores dos processos. Além disso, temos o código de conduta, que orienta todas as nossas atitudes, mantendo os nossos princípios e valores de forma ética e em sintonia com o Grupo.
04. TREINAMENTOS E COMUNICAÇÃO
O objetivo do programa de treinamento é consolidar o entendimento por completo do conceito de Compliance e sua aplicação prática em nosso dia a dia. Além disso, o plano de comunicação visa divulgar as ações do Tiradentes Compliance, garantindo a fluidez da comunicação e ampliando a visibilidade do nosso programa para colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes.
05. CANAL DE DENÚNCIAS, INVESTIGAÇÕES INTERNAS E REMEDIAÇÕES
O Comitê de Conduta é o canal de denúncias efetivo, o Grupo Tiradentes passou a conhecer potenciais desvios e, a partir daí, focou na apuração dos fatos, a fim de investigar as denúncias de forma sigilosa.
06. DUE DILIGENCE DE TERCEIROS
Due Diligence pode ser definida como uma avaliação de risco/oportunidade para determinar a sustentabilidade futura da Organização. Esse processo é importante para mapear fraudes cometidas por fornecedores, colaboradores ou clientes, avaliar o grau de conformidade e se familiarizar com os esforços realizados para garantir o Compliance. Dessa forma, conseguimos manter o Grupo isento de qualquer responsabilidade ou punição por ações ilegais cometidas por terceiros.
07. MONITORAMENTO E AUDITORIA INTERNA
Apenas definir processos e controles não é suficiente para a instituição manter-se segura. Precisamos garantir que o Programa de Compliance seja eficiente por meio de auditorias e testes de controle interno.ole interno.