Compliance

Programa Tiradentes Compliance é o conjunto de mecanismos para o cumprimento de normas legais e regulamentares, políticas e diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades do nosso grupo. Em outras palavras, o programa visa prevenir, detectar e sanar todo e qualquer desvio ou não cumprimento que ocorra. Ele assegura que a empresa está cumprindo à risca todas as orientações dos órgãos de regulamentação, dentro de todos os padrões exigidos.

O programa se sustenta em pilares que norteiam todas as normas e conformidades que devem ser seguidas.

01. SUPORTE DE ALTA ADMINISTRAÇÃO

A alta liderança da Organização deve incorporar os princípios e os pilares do programa e praticá-los sempre, não só como exemplo a ser seguido, mas também para transformar, de fato, a Instituição num agente ético e íntegro.

02. MAPEAMENTO DE GESTÃO DE RISCOS

No mundo corporativo, risco está associado à incerteza do cumprimento de algum objetivo ou à probabilidade de perda de algo material ou intangível. A gestão adequada dos riscos é condição fundamental para o sucesso da Organização e, por isso, passou a ocupar lugar de destaque na gestão do Grupo.

03. POLÍTICAS, PROCEDIMENTOS E CÓDIGO DE CONDUTA

Implantamos o modelo de Gestão por Processos e Qualidade e estamos padronizando, mapeando e acompanhando os indicadores dos processos. Além disso, temos o código de conduta, que orienta todas as nossas atitudes, mantendo os nossos princípios e valores de forma ética e em sintonia com o Grupo.

04. TREINAMENTOS E COMUNICAÇÃO

O objetivo do programa de treinamento é consolidar o entendimento por completo do conceito de Compliance e sua aplicação prática em nosso dia a dia. Além disso, o plano de comunicação visa divulgar as ações do Tiradentes Compliance, garantindo a fluidez da comunicação e ampliando a visibilidade do nosso programa para colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes.

05. CANAL DE DENÚNCIAS, INVESTIGAÇÕES INTERNAS E REMEDIAÇÕES

A fim de garantir o anonimato e a confidencialidade das informações recebidas, o Grupo Tiradentes instituiu um Canal de Denúncias e um Comitê de Conduta, através da indicação de profissionais seniores, devidamente capacitados para interagir com todas as partes envolvidas, quando necessário, e levantar informações relevantes para uma um processo de apuração.

06. DUE DILIGENCE DE TERCEIROS E M&A

Due Diligence pode ser definida como uma avaliação de risco/oportunidade para determinar a sustentabilidade futura da Organização. Esse processo é importante para mapear fraudes cometidas por fornecedores, colaboradores ou clientes, avaliar o grau de conformidade e se familiarizar com os esforços realizados para garantir o Compliance. Dessa forma, conseguimos manter o Grupo isento de qualquer responsabilidade ou punição por ações ilegais cometidas por terceiros.

07. MONITORAMENTO E CONTROLES INTERNOS

A rotina de monitoramento, verificação e revisão são características essenciais para um efetivo sistema de controles internos, devendo ser executado por todas as linhas de defesa da Organização, iniciando pelos gestores responsáveis por cada processo, monitorado pela área de Compliance e validado pela área de Auditoria Interna.

 

Grupo Tiradentes