Compliance

Programa Tiradentes Compliance é o conjunto de mecanismos para o cumprimento de normas legais e regulamentares, políticas e diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades do nosso grupo. Em outras palavras, o programa visa prevenir, detectar e sanar todo e qualquer desvio ou não cumprimento que ocorra. Ele assegura que a empresa está cumprindo à risca todas as orientações dos órgãos de regulamentação, dentro de todos os padrões exigidos.

O programa se sustenta em pilares que norteiam todas as normas e conformidades que devem ser seguidas. clique aqui e conheça cada um desses pilares:

01. SUPORTE DE ALTA ADMINISTRAÇÃO

A alta liderança da Organização deve incorporar os princípios e os pilares do programa e praticá-los sempre, não só como exemplo a ser seguido, mas também para transformar, de fato, a instituição num agente ético e íntegro.

02. MAPEAMENTO DE GESTÃO DE RISCOS

No mundo corporativo, risco está associado à incerteza do cumprimento de algum objetivo ou à probabilidade de perda de algo material ou intangível. A gestão adequada dos riscos é condição fundamental para o sucesso da Organização e, por isso, passou a ocupar lugar de destaque na gestão do Grupo.

03. POLÍTICAS, PROCEDIMENTOS E CÓDIGO DE CONDUTA

Implantamos o modelo de Gestão por Processos e Qualidade e estamos padronizando, mapeando e acompanhando os indicadores dos processos. Além disso, temos o código de conduta, que orienta todas as nossas atitudes, mantendo os nossos princípios e valores de forma ética e em sintonia com o Grupo.

04. TREINAMENTOS E COMUNICAÇÃO

O objetivo do programa de treinamento é consolidar o entendimento por completo do conceito de Compliance e sua aplicação prática em nosso dia a dia. Além disso, o plano de comunicação visa divulgar as ações do Tiradentes Compliance, garantindo a fluidez da comunicação e ampliando a visibilidade do nosso programa para colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes.

05. CANAL DE DENÚNCIAS, INVESTIGAÇÕES INTERNAS E REMEDIAÇÕES

O Comitê de Conduta é o canal de denúncias efetivo, o Grupo Tiradentes passou a conhecer potenciais desvios e, a partir daí, focou na apuração dos fatos, a fim de investigar as denúncias de forma sigilosa.

06. DUE DILIGENCE DE TERCEIROS

Due Diligence pode ser definida como uma avaliação de risco/oportunidade para determinar a sustentabilidade futura da Organização. Esse processo é importante para mapear fraudes cometidas por fornecedores, colaboradores ou clientes, avaliar o grau de conformidade e se familiarizar com os esforços realizados para garantir o Compliance. Dessa forma, conseguimos manter o Grupo isento de qualquer responsabilidade ou punição por ações ilegais cometidas por terceiros.

07. MONITORAMENTO E AUDITORIA INTERNA

Apenas definir processos e controles não é suficiente para a instituição manter-se segura. Precisamos garantir que o Programa de Compliance seja eficiente por meio de auditorias e testes de controle interno.ole interno.

Grupo Tiradentes