Você sabe o que é GOVERNANÇA CORPORATIVA

Definição de Governança Corporativa

É o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesse com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum. Fonte: IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa

Princípios Básicos de Governança Corporativa

Os princípios básicos de governança corporativa permeiam, em maior ou menor grau, todas as práticas do código, e sua adequada adoção resulta num clima de confiança tanto internamente como nas relações com terceiros.

Transparência Consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições ou regulamentos. Não deve restringir-se ao desempenho econômico financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive os intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à preservação e à otimização do valor da organização.

Equidade Caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders), levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.

Prestação de Contas (accountability) Os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidades no âmbito dos seus papéis.

Responsabilidade Corporativa Os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômica - financeira das organizações, reduzindo as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócio, os diversos capitais ( financeiros, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional, etc) no curto, médio e longo prazos.

Governança Corporativa na Prática

Crescer com governança corporativa, entre outras coisas, significa aprimorar os processos de administração da empresa. Isso se aplica a tomadas de decisão estratégicas. Quando uma empresa possui o processo de governança corporativa estruturado, apresenta bem mais credibilidade perante investidores.

As primeiras iniciativas para atender a um sistema de governança eficiente são a criação das diretorias temáticas (finanças, comercial, RH, etc), a instauração de um Conselho Administrativo ou um Conselho Consultivo, entregas de relatórios periódicos, ferramentas de gestão, auditorias independentes, entre outros.

Governança Corporativa

Conheça NossosProgramas

Percebemos, cada vez mais, que a determinação clara de objetivos nos obriga à análise das regras de conduta normativas. Por outro lado, a complexidade dos estudos efetuados facilita a criação das diretrizes de desenvolvimento para o futuro. Assim mesmo, a consolidação das estruturas exige a precisão e a definição do sistema de participação geral:

Compliance

Você sabe o que é Compliance?

Programa Tiradentes Compliance é o conjunto de mecanismos para o cumprimento de normas legais e regulamentares, políticas e diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades do nosso grupo.

LGPD

Você conhece a LGPD?

Em agosto de 2020, entrará em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD, (Lei nº 13.709/2018), foi elaborada com o intuito de mitigar os riscos associados ao tratamento indevido e/ou abusivo de dados.

Grupo Tiradentes