Sobre práticas comprovadamente exitosas, inovadoras e diferenciadas e termos correlatos nos instrumentos de avaliação.

De acordo com a capacitação dos Procuradores Institucionais (Avaliação in loco e novos instrumentos de avaliação de IES e cursos de graduação: subsídio para atuação de Procuradores Educacionais Institucional (PI), tais termos devem ser interpretados à luz do glossário dos instrumentos de avaliação.
É importante ressaltar a presença de tais termos nos instrumentos de avaliação: “inovação tecnológica”, “prática comprovadamente inovadora”, dentre outros. No caso da inovação tecnológica, tal termo é consagrado e possui definição amplamente divulgada:
Inovação tecnológica: “trata-se do processo de invenção, adaptação, mudança ou evolução da atual tecnologia, melhorando e facilitando a vida ou o trabalho das pessoas”.
Para o caso de “ação inovadora”, o glossário do instrumento menciona: “relaciona-se com a adoção de práticas e procedimentos que oportunizem a criação ou o desenvolvimento de novos produtos ou ideias e permitam a melhoria de processos, apontando para ganhos de eficiência e para a adaptação inédita a situações que se apresentem”.
Na mesma esteira, a definição adotada nos instrumentos para “práticas exitosas ou inovadoras”: “são aquelas que a IES/Curso encontrou para instituir uma ação de acordo com as necessidades da sua comunidade acadêmica, seu PDI e seu PPC, tendo como consequência o êxito do objetivo desejado. Podem ser também inovadoras quando se constatar que são raras na região, no contexto educacional ou no âmbito do curso. Para isso, o Curso ou a IES podem se valer de recursos de ponta, criativos, adequados ou pertinentes ao que se deseja alcançar”.
No mesmo sentido, “prática comprovadamente exitosa” relaciona-se com a capacidade da IES de produzir práticas que, quando comparadas com outras práticas anteriores da própria IES ou do curso, são exitosas quando comparadas com a situação passada. Nesse contexto, cabe ressaltar a importância da documentação e da geração de evidências que sustentem que tal prática é melhor do que a prática anterior.
Tangencialmente, “aprendizagens diferenciadas” possui relação com o termo de prática exitosa. Uma aprendizagem é diferenciada em relação a outras formas de aprendizagens até então realizadas. Assim, a questão da diferença ou êxito caracteriza-se à luz de situação anterior, seja outra prática ou outras aprendizagens. Reforça-se, à luz da lógica dos instrumentos, que os atributos que mencionam diferenças, êxitos, inovações e conhecimento recente e inovador relacionam-se com algo que acontece atualmente em relação à algo que acontecia anteriormente. Na avaliação in loco, a IES ou o curso deve ter disponível as evidências que comprovem tais diferenças verificadas, que podem caracterizar algo como inovador, diferenciado, exitoso ou recente. Algum atributo que se relacione com diferenças dentro da área profissional, por exemplo, deve ser demonstrado pela IES ou pelo curso em relação à outros curso e instituições em determinada área profissional.

Fonte: Avaliação in loco e novos instrumentos de Avaliação de IES e Cursos de Graduação – subsídios para a atuação de Procuradores Institucionais.

Grupo Tiradentes
Av. Murilo Dantas, 300 - Farolândia 49032-490 Aracaju - Sergipe - Brasil
  • Tel: +55 (79) 3218 2226
  • Fax: +55 (79) 3218 2100