Grupo Tiradentes - 60 anos inspirando o futuro

O desafio em ofertar educação de qualidade exige amor, labor e compromisso social. Requer ainda outros sentimentos, valores e competências que alicerçam a busca contínua pela excelência na arte de ensinar e aprender. É nessa perspectiva que um modesto colégio cresceu, virou faculdade, universidade e hoje é o embrião de um projeto vitorioso no Nordeste, com seis instituições de ensino superior e 26 polos, nos estados de Sergipe, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Nesse projeto, profissionais somam esforços e talentos, traçam metas e materializam conquistas, inspirando diariamente milhares de estudantes a realizarem seus sonhos e a enxergarem um futuro de sucesso com um presente repleto de oportunidades.

De uma Escola para uma Universidade

 

Tudo começou em 21 de abril de 1962, numa simples casa alugada no centro de Aracaju. Era o dia do feriado dedicado a Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira, que emprestou seu nome e seu legado ao ginásio fundado pelo professor Jouberto Uchôa de Mendonça.

Naquele dia, e depois de um planejamento que durou cerca de dois anos, o Ginásio Tiradentes foi inaugurado e começou ofertando turmas que iam do ensino infantil aos antigos cursos técnicos de Administração e Contabilidade.

De lá pra cá, vieram muitas batalhas para a consolidação do estabelecimento, transformado em Colégio no ano de 1964, e sua posterior transformação em faculdade, em universidade e numa das principais companhias da área de educação no Brasil.

Foi um processo duro, com desafios e dificuldades, mas também com conquistas e vitórias pelo caminho. Uma inesperada mudança de sede no final dos anos 1960 foi o caminho que pavimentou o crescimento do colégio e o surgimento das Faculdades Integradas Tiradentes, em 1972.

Ao longo dos anos, a faculdade foi crescendo e criando outros cursos, abrangendo outras áreas do conhecimento e atendendo às demandas profissionais que Sergipe tinha naquela época. Em 1994, a faculdade foi reconhecida como universidade pelo Ministério da Educação, e passou a se chamar Universidade Tiradentes (Unit).

Na mesma época, a Unit construiu o Campus Farolândia, uma grande estrutura que se expandiu por uma área de mais de 150 mil metros quadrados na zona sul de Aracaju. em 2003, a Unit se expandiu três campi no interior sergipano: Itabaiana, Estância e Propriá.

Foi o preparativo para saltos ainda maiores, consolidando os passos para que o futuro Grupo Tiradentes chegasse à estrutura e o alcance que tem nos dias de hoje.

Em 2006, atendendo a uma necessidade local de ampliar o ensino superior, a Unit criou uma faculdade integrada em Maceió, que foi se consolidando da mesma maneira que em Sergipe, expandindo seus cursos e sua estrutura. em 2014, a Fits se transformou em Centro Universitário Tiradentes, nascendo assim a Unit Alagoas. Na mesma época, surgiu a Unit EaD, com cursos na modalidade de ensino à distância. Hoje, ela tem 26 pólos espalhados pelos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte.

Em 2012, o grupo aportou no Recife, com a incorporação da antiga Facipe (Faculdade Integrada de Pernambuco). Seis anos depois, em 2018, ela também foi elevada à categoria de centro universitário e passou a ser a Unit Pernambuco, que inaugurou recentemente um amplo e moderno campus na capital. A “terra dos altos coqueiros”, como diz o hino do estado, também ganharia dois cursos de Medicina abrigados na Faculdade Tiradentes: a Fits Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, foi inaugurada em 2018, e a Fits Goiana, na cidade de Goiana, surgiu em 2021.

Em 2015, o Grupo Tiradentes incorporou a Faculdade São Luís de França (FSLF), em Aracaju, que existia desde 1996 e desde então tem a proposta de oferecer cursos mais acessíveis ao público trabalhador, mas com a mesma excelência e qualidade acadêmica.

Em todas as cidades e estados onde atua, o Grupo Tiradentes e suas instituições deixam uma marca de serviço à comunidade, através das inúmeras atividades de ensino, pesquisa e extensão, o que lhe deu ao grupo uma importante posição nas sociedades locais  e na vida das pessoas.

Além das Units e das faculdades, o GT tem outras unidades de negócio que dão suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O Instituto de Tecnologia e Pesquisa, fundado em 1998, é referência em pesquisa, produção científica e desenvolvimento em tecnologia e inovação, liderando o ranking brasileiro de depositantes de patentes. Em 2013, surgiu a Editora Tiradentes, que edita e publica livros e periódicos das áreas de conhecimento de cada unidade. Em 2019, surgiu o Tiradentes Innovation Center, um centro de inovação que promove o desenvolvimento de tecnologias, ecossistemas e startups voltadas à educação.

Uma das marcas mais importantes do GT é sua abertura para o mundo. as instituições de ensino têm cooperação acadêmica e científica com mais de 70 instituições de ensino superior em 17 países. Ele tem ainda o Tiradentes Institute, em Boston, que surgiu em 2017 como o primeiro instituto de uma universidade privada brasileira nos Estados Unidos.

Essa história reserva muitos outros capítulos de sucesso e realização para nossos estudantes, professores, colaboradores e comunidades. História que é conduzida dentro dos princípios do nosso lema: “Viver honestamente, a ninguém ofender, dar a cada um o que é seu” (Ulpiano).

Grupo Tiradentes
Av. Murilo Dantas, 300 - Farolândia 49032-490 Aracaju - Sergipe - Brasil
  • Tel: +55 (79) 3218 2226
  • Fax: +55 (79) 3218 2100