Dúvidas Frequêntes

Novo Corona Vírus – Covid 19

Devido às instruções normativas emitidas pelos órgãos oficiais da Saúde em Pernambuco, Alagoas e Sergipe, sob o respaldo do Ministério da Saúde, diante do avanço do Covid-19, o Comitê de Contingenciamento do Grupo Tiradentes definiu algumas iniciativas para manter a comunidade acadêmica segura.

É importante destacar que o Grupo Tiradentes vem reforçando as iniciativas relacionadas às medidas de biossegurança desde o início do mês de março, em atenção as recomendações dos órgãos governamentais para combater a propagação do coronavírus.Vem, portanto, ampliando o estoque de álcool 70% para limpeza dos banheiros e vasos sanitários, e instalação de novos dispositivos de álcool gel em pontos estratégicos em todos os campi e polos.

É necessário que cada um pratique hábitos básicos de higiene pessoal, como lavar as mãos e pulsos ou usar álcool gel, e adotar etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar – conforme orienta o Ministério da Saúde. Em caso de dúvida, acione o SESMT de sua unidade pelo WhatsApp: (79) 98103-0452.

A seguir, você confere uma série de orientações diante do novo cenário imposto pela pandemia do coronavírus.

PE e Fits PE

As atividades acadêmicas foram suspensas (inclusive as práticas) conforme comunicado. Os pacientes assistidos pelas clínicas de saúde das unidades serão informados quanto ao remanejamento das atividades. Para casos específicos sobre Fies e Pravaler, equipe reduzida do Departamento de Assuntos Acadêmicos e Financeiros - DAAF - realizará atendimento, em modelo de revezamento.

Unit SE

As atividades acadêmicas foram suspensas (inclusive as práticas) conforme comunicado. Os pacientes assistidos pelas clínicas de saúde das unidades serão informados quanto ao remanejamento das atividades. Para casos específicos sobre Fies e Pravaler, equipe reduzida do Departamento de Assuntos Acadêmicos e Financeiros - DAAF - realizará atendimento. Os alunos matriculados nos cursos da modalidade Educação a Distância (sejam em cursos semipresenciais, híbridos ou on-line) terão as atividades mantidas apenas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), sem que qualquer prejuízo venha a ser causado às atividades avaliativas e práticas. Estas últimas serão reagendadas e os alunos comunicados.

Faculdade São Luís de França

Devido às instruções normativas emitidas pelos órgãos oficiais da Saúde, além do posicionamento do Governo do Estado de Sergipe e da Prefeitura Municipal de Aracaju, o Grupo Tiradentes suspende as atividades acadêmicas das unidades da Faculdade São Luís de França (FSLF) conforme comunicado.

Unit AL

Diante da pandemia decretada pela Organização Mundial da Saúde em virtude do Covid-19, o Grupo Tiradentes suspende as atividades acadêmicas do Centro Universitário Tiradentes em Alagoas – Unit AL, conforme comunicado. O Grupo Tiradentes segue acompanhando o quadro e as determinações das autoridades públicas e, com isso, a decisão poderá ser revista em todas as Instituições de Ensino Superior e todos serão informados em tempo real.

Unit SE, Unit AL, Unit PE, Fits PE, FSLF e Unit EaD manterão as atividades de atendimento ao aluno apenas via canais virtuais, das 8 às 18 horas.

Em atenção aos decretos emitidos por governos e prefeituras em que o Grupo Tiradentes tem atuação, além das recomendações do Ministério da Educação, todas as atividades acadêmicas e de atendimento presencial foram suspensas até segunda ordem. Caso as aulas sejam retomadas até 29 de março, o calendário acadêmico das nossas Instituições de Ensino terá novo prazo de finalização. Assim, as aulas poderão ser devidamente repostas, sem prejuízo ao aluno. Até lá, o aluno de curso presencial poderá ir acompanhando as atividades e encontros ao vivo que os professores enviarão convites via Magister e Classroom, ferramenta do Google for Education – plataforma que p Grupo Tiradentes é referência mundial. Caso tenha alguma dúvida, basta que acesse a sala virtual de uso compartilhado com professores. Mas se os órgãos governamentais recomendarem que as atividades acadêmicas presenciais devam continuar suspensas após 29 de março, o Grupo Tiradentes já definiu algumas diretrizes para que os alunos não tenham prejuízo no aprendizado, mantendo as atividades acadêmicas. Assim, as atividades acadêmicas acontecerão por meio dos mecanismos virtuais, fazendo com que o aluno e o professor do Grupo Tiradentes se apropriem das diversas funcionalidades que a plataforma Google for Education permite, primando sempre pelo desenvolvimento das competências propostas pelas disciplinas.

Alunos matriculados nos cursos da modalidade Educação a Distância (sejam semipresenciais, híbridos ou on-line) terão as atividades mantidas apenas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), sem que qualquer prejuízo venha a ser causado às atividades avaliativas e práticas. O calendário acadêmico do EaD será reestruturado, com novo prazo de finalização para que os encontros presenciais das aulas práticas dos cursos híbridos possam ser devidamente repostas, sem prejuízo ao aluno. Para atender todos os alunos nesse período, a Unit dispõe de equipe preparada em operação apenas nos canais virtuais, de 8h às 18h. Caso os órgãos governamentais recomendarem que as atividades acadêmicas presenciais devam continuar suspensas após 29 de março, a Unit já definiu algumas diretrizes para que os alunos não tenham prejuízo no aprendizado, mantendo as atividades acadêmicas.

Sejam atividades práticas profissionais de estágios e laboratoriais do presencial ou EaD e também de internato, as recomendações emitidas pelo Ministério da Educação proíbem que sejam substituídas por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação. Assim, quando os encontros presenciais retomarem, essas atividades deverão ser devidamente repostas. Com isso, a comunidade externa que usufrui dos serviços prestados pelos nossos espaços clínicos em cada unidade do Grupo Tiradentes em Pernambuco, Alagoas e Sergipe será notificada quanto ao remanejamento dos atendimentos.

Deverão ser realizadas, prioritariamente, via Google Hangouts ou Webex, ambas possuem capacidade que ultrapassa a participação de 100 usuários concomitantes.

Estão cancelados todos os eventos em todas as unidades do Grupo Tiradentes. Quando oportuno, esses serão reagendados e os inscritos notificados. Também, ficam suspensas temporariamente as atividades acordadas com parceiros que utilizam dos espaços das nossas unidades para realização de eventos, sejam eles cedidos ou alugados.

Coronavírus: o que você precisa saber

Agora que você já tirou todas suas dúvidas quanto às atividades do Grupo Tiradentes durante esse período de isolamento e home office, que tal ficar por dentro do que está ocorrendo ao seu redor?

A seguir, reunimos algumas informações qualificadas, que colhemos diretamente da fonte oficial do nosso País, o Ministério da Saúde. Assim, você terá condições de detectar o que é fato e o que é fake que tanto compartilham nas redes sociais.

De acordo com o Ministério da Saúde, “os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar desde resfriados comuns até doenças respiratórias mais graves e de importância para a saúde pública como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS). O novo coronavírus descoberto em dezembro de 2019 na China (SARS-Cov-2) é o agente causador da doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19)”.
Assista ao vídeo

A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias expelidas do nariz e boca de uma pessoa infectada quando tosse, espirra ou fala. Essas gotículas podem ficar em superfícies por horas. Por isso, fique a mais de dois metros de distância de uma pessoa doente, evite aperto de mão, beijos e abraços e lave as mãos e punhos frequentemente. Quando não for possível, use álcool gel.

Conforme o Ministério da Saúde, a doença pelo coronavírus 2019 (Covid-19) é bem semelhante a uma gripe comum porque geralmente apresenta quadros leves a moderados. Mas alguns casos podem ficar mais graves. Os sintomas mais comuns são: febre, tosse e/ou dificuldade para respirar; podendo ainda apresentar cansaço, dores no corpo, mal estar em geral, congestão nasal, dor de garganta ou dor no peito. É possível que algumas pessoas não apresentem sintomas ou que sejam quase imperceptíveis. Por isso, a pessoa com febre, tosse e dificuldade de respirar deve procurar atendimento médico imediatamente.
Assista ao vídeo

Todos aqueles que possuem Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que são diabéticos, hipertensos ou possuem doenças cardiovasculares. Idosos (a partir dos 60 anos), gestantes e pacientes com baixa imunidade por outras doenças se enquadram no grupo vulnerável.

Caso algum aluno, professor ou colaborador apresente quadro suspeito de contaminação pelo novo Covid-19 (febre, tosse, dor de garganta e coriza), deve procurar os órgãos de saúde do Estado e em seguida comunicar ao Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho do Grupo Tiradentes via WhatsApp: (79) 98103-0452.

Se você teve contato com pessoas infectadas ou que apresentaram algum dos sintomas da doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19), deve acionar, o quanto antes, os órgãos oficiais de seu Estado e cumprir as recomendações. Saiba mais

Alunos, professores ou colaboradores que regressaram de viagens internacionais de algum dos países listados pelo Ministério da Saúde devem manter o isolamento domiciliar de sete dias (quando assintomáticos) e de 15 dias (quando sintomáticos), devendo cumprir os trâmites orientados pelos órgãos de saúde. Caso apresente algum sintoma nos primeiros 14 dias, ligue 136 e siga as recomendações do Ministério da Saúde. O Grupo Tiradentes está fazendo a sua parte, cancelou todas as viagens, de qualquer origem ou destino, de professores e colaboradores.
Saiba mais

Conforme o Ministério da Saúde, ainda não há um tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. Assim que os primeiros sintomas surgirem (febre e dificuldade respiratória), procure ajuda médica imediata para realizar o teste. Até lá, faça isolamento imediato, com repouso e consumo de bastante água, use umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse. Ligue para a vigilância epidemiológica de sua cidade ou de seu estado.

Para evitar a propagação do coronavírus, é importante cumprir as medidas simples de hábitos básicos de higiene pessoal e etiqueta respiratória definidas pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde

Alunos, colaboradores e professores que apresentem quadro de síndrome gripal (caracterizado por febre e mais um sintoma de gripe, como dor no corpo ou garganta e tosse) devem acionar o órgão de saúde de seu estado ou município. Fique atento, pois se o quadro de saúde apresentar fortes problemas respiratórios, como falta de ar, além de febre, é necessário buscar atendimento médico nas unidades de urgência ou emergência. Ligue 136 e fale com o Ministério da Saúde sobre seu caso. É importante que comunique também ao Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT - do Grupo Tiradentes via WhatsApp: (79) 98103-0452.

Quer compartilhar algo que você julga como importante? Antes disso, acesse o site do Ministério da Saúde e verifique se realmente procede. Veículos de Comunicação estão apurando, em tempo real, notícias relacionadas ao assunto e você poderá verificar se o que você quer compartilhar é realmente fato ou fake (falso).
Assista ao vídeo

O Ministério da Saúde criou o aplicativo Coronavírus-SUS, disponível gratuitamente para iOS ou Android, que apresenta as unidades básicas de saúde por perto, bem como dicas sobre como se prevenir, o que são coronavírus, quais os principais sintomas, como se transmite e outras recomendações importantes para evitar a propagação. Se preferir, faça contato com o Ministério da Saúde por meio do contato telefônico 136.