RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Programa de Buddy

O Programa de Buddy é um mecanismo no auxílio à transição e adaptação de alunos oriundos de outros países durante a mobilidade acadêmica em algumas das Instituições de Ensino Superior do Grupo Tiradentes. Utilizado em várias universidades ao redor do mundo, o programa também integra as atividades da Coordenação de Relações Internacionais que, através de processo seletivo, colocará o aluno Tiradentes em contato com o visitante estrangeiro, o qual receberá o apoio necessário para o melhor aproveitamento da temporada no Brasil.

Para se tornar um Buddy, ou padrinho, o aluno Tiradentes deve realizar a inscrição no programa e atender a alguns critérios, a exemplo do grau de receptividade à cultura estrangeira e a disponibilidade do estudante em ajudar o intercambista de maneira mais próxima. E quando selecionado, assim que os estudantes internacionais chegam ao Brasil, o Buddy tem um papel de orientá-los em vários aspectos, tanto em assuntos acadêmicos quanto na confecção de documentos, busca de moradia, apresentação de lugares importantes para viver na cidade destino, e no que mais julgar importante para que nossos visitantes tenham a melhor experiência internacional possível.

Programas semelhantes são utilizados pelos parceiros internacionais, auxiliando sempre os estudantes Tiradentes quando precisam de orientação, especialmente em um momento onde se encontram longe dos responsáveis ou de qualquer conhecido que possa ajudar diretamente. Portanto, o Programa de Buddy é uma forma de retribuir a atenção dada pelos colegas internacionais, além de contar no currículo como uma atividade de extensão e selar uma amizade estrangeira.

Participe dessa experiência de aprendizado e amizade recíprocos! Clique aqui e saiba como.

Relações Internacionais

  • +55 (79) 3218-2284