RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Programa ERASMUS International Credit Mobility 2022.1

CONFIRA AQUI OS CANDIDATOS APROVADOS NO PROGRAMA!

[ATENÇÃO!] Em função da instabilidade apresentada em nosso site, que inviabilizou o acesso ao Formulário de Inscrição, disponibilizaremos o Formulário para inscrições, excepcionalmente, até hoje, 26/10, às 17h.

[ATUALIZAÇÃO – 15/10, às 10:50] Informamos que o prazo para inscrição foi prorrogado até o dia 25/10. Não perca essa oportunidade!

Data de publicação do resultado final: 29/10

O Programa ERASMUS International Credit Mobility, gerido pela Coordenação de Relações Internacionais da Universidade Tiradentes (UNIT/SE), em parceria com a ISMA University of Applied Sciences, é um programa, financiado pela União Europeia, que visa promover a mobilidade entre estudantes destas duas instituições parceiras.

Nesse sentido, a iniciativa visa oferecer aos discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial de Administração, Ciências da Computação e Redes de Computadores a oportunidade de realizar uma mobilidade internacional para aquisição de novos conhecimentos, competências e habilidades pertinentes as suas respectivas áreas de formação, no exercício pleno do protagonismo estudantil global, com foco na inclusão social, inovação digital e participação da juventude na democracia.

SOBRE OS REQUISITOS OBRIGATÓRIOS

O discente deverá atender aos seguintes requisitos para inscrição:

  1. Ser maior de 18 anos, residente e domiciliado no Brasil;
  2. Estar regularmente matriculado na Universidade Tiradentes (UNIT/SE), responsável por este edital e, no momento da candidatura, estar com integralização do curso maior do que 20% e menor do que 80%;
  3. Apresentar bom rendimento acadêmico, ou seja, ter média geral igual ou superior a do curso e período em que o estudante está matriculado;
    • Caso a média geral ponderada do semestre do curso ao qual o estudante esteja matriculado seja menor do que 7,00 (sete), o critério de elegibilidade será a média 7,00 (sete).
    • Os estudantes devem utilizar a média do semestre no qual estão matriculados, uma vez que a média disponível para consulta do atual semestre refere-se à média geral obtida pelos estudantes no semestre anterior.
  4. Não estar inadimplente financeiramente com a Universidade Tiradentes;
  5. Não estar respondendo a processo disciplinar na Universidade Tiradentes;
  6. Não ter recebido penalidade disciplinar, nos últimos 18 meses, da Comissão Disciplinar da Universidade Tiradentes;
  7. Ter um nível de proficiência de inglês avançado, comprovado com um certificado B2, de acordo com o Quadro Comum Europeu.

Sobre o Processo de Seleção

O processo de candidatura para o Programa ERASMUS International Credit Mobility é formado por uma etapa obrigatória: o preenchimento do Formulário de Inscrição Online (disponível aqui)

O discente deverá inserir no formulário online as seguintes documentações obrigatórias:

  1. Cópia de passaporte válido ou protocolo de solicitação de passaporte emitido pela Polícia Federal
  2. Cópia de documento de identidade (RG/CNH);
  3. Carta de Motivação Pessoal, em inglês, com, no máximo, 300 palavras, indicando porque você quer participar do Programa;
  4. Certificado de nível de proficiência em inglês avançado (B2) de acordo com o Quadro Comum Europeu, mediante apresentação do resultado do teste de nivelamento, com no máximo 4 (quatro) anos de sua emissão;
  5. O estudante selecionado e apto para realizar a viagem deverá apresentar carteira de vacinação de COVID-19 à Coordenação de Relações Internacionais e seguir todas as regras sanitárias impostas pelo país de destino.

Serão disponibilizadas 02 (duas) vagas para a realização da mobilidade prevista no programa.

Sobre as Bolsas de Mérito Acadêmico

Para a mobilidade, a ser realizada no semestre 2022.1, haverá uma oferta de um total de 2 (duas) bolsas de estudos, com valor de € 5.500,00 (cinco mil e quinhentos euros), aos aprovados no Edital 004/2021.

Para acessar o Edital 004/2021, clique aqui

Anexo I – Cursos Vinculados

Anexo II – Critérios de Avaliação

Anexo III – Médias por curso e período

Atenção! O Unit Idiomas SE está disponibilizando testes de nivelamento para o idioma Inglês, a partir do dia 18/10. As inscrições deverão ser realizadas via Magister – Extensão, com a nomenclatura “Nivelamento Intercâmbio Inglês – Programa Erasmus Credit Mobility 2022.1” e com inscrição até o dia 25/10. Para concluir a inscrição, é preciso realizar o pagamento da taxa e enviar o comprovante diretamente ao Idiomas@unit.br

Em caso de dúvidas ou questionamentos, por favor, entre em contato com a Coordenação de Relações Internacionais da UNIT SE, através do international@unit.br

Relações Internacionais

  • +55 (79) 3218-2284