[accordions]
[accordion title=Cooperação]
Desde o ano de 2008, o Grupo Tiradentes mantém acordos bilaterais com diversas instituições de prestígio internacional. Esses acordos permitem a mobilidade acadêmica de estudantes e docentes a cada semestre, proporcionando uma experiência acadêmica única e enriquecedora. As seleções são realizadas mediante a edital. Para mais informações sobre as universidades parceiras, clique aqui.
[/accordion]
[accordion title=”Ciência sem Fronteiras”]
Programa desenvolvido pelo Governo Federal que busca promover a internacionalização e a competitividade brasileira por meio do intercambio e da mobilidade internacional. Até o ano de 2014, serão distribuídas 101.000 bolsas sanduíche para estudantes brasileiros da IES credenciadas a participar do programa. Objetivos:
[list style=”arrow-right”]
[li]Investir na formação de pessoal altamente qualificado nas competências e habilidades necessárias para o avanço da sociedade do conhecimento;[/li]
[li]Aumentar a presença de pesquisadores e estudantes de vários níveis em instituições de excelência no exterior; [/li]
[li]Promover a inserção internacional das instituições brasileiras pela abertura de oportunidades semelhantes para cientistas e estudantes estrangeiros;[/li]
[li]Ampliar o conhecimento inovador de pessoal das indústrias tecnológicas; [/li]
[li]Atrair jovens talentos científicos e investigadores altamente qualificados para trabalhar no Brasil.[/li]
[li]No Programa Ciência sem Fronteiras, as áreas contempladas são:[/li]
[li]Engenharias e demais áreas tecnológicas;[/li]
[li]Ciências Exatas e da Terra;[/li]
[li]Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;[/li]
[li]Computação e Tecnologias da Informação;[/li]
[li]Tecnologia Aeroespacial;[/li]
[li]Fármacos;[/li]
[li]Produção Agrícola Sustentável;[/li]
[li]Petróleo, Gás e Carvão Mineral;[/li]
[li]Energias Renováveis;[/li]
[li]Tecnologia Mineral;[/li]
[li]Biotecnologia;[/li]
[li]Nanotecnologia e Novos Materiais;[/li]
[li]Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;[/li]
[li]Biodiversidade e Bioprospecção;[/li]
[li]Ciências do Mar;[/li]
[li]Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação);[/li]
[li]Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;[/li]
[li]Formação de Tecnólogos.[/li]
[/list]
Para maiores informações sobre Ciências sem Fronteiras, Clique aqui.
[/accordion]
[accordion title= Santander Universidades]
O Santander Universidades é uma Divisão Global do Grupo Santander, que tem como principal linha de atuação apoiar iniciativas voltadas à educação superior, com foco no estabelecimento de parcerias e no relacionamento com as universidades. No Brasil, atua em um modelo único no mercado, que reúne equipes especializadas e dedicadas para atender à cadeia de valor formada pelas Instituições de Ensino Superior, alunos, jovens profissionais, professores e funcionários administrativos.
O Santander Universidade proporciona anualmente aos estudantes do Grupo Tiradentes a chance de ganhar uma bolsa pelo Programa de Bolsas Ibero-Americanas, que é uma iniciativa com 5 anos de duração – 2011 à 2015 – que incentiva e promove a mobilidade de estudantes de graduação entre universidade ibero-americanas.
Além disso, o Santander Universidade promove anualmente aos estudantes do Grupo Tiradentes o Top Espanha, que são bolsas para um intercâmbio cultural com o objetivo de incentivar que alunos de graduação e professores aprimorem seus conhecimentos no idioma espanhol e na cultura espanhola, por meio de um curso de 3 (três) semanas em uma das instituições mais tradicionais da Europa – a Universidad de Salamanca.
Para mais informações sobre o Programa de Bolsas Ibero-Americanas e o Top Espanha clique aqui.
[/accordion]
[accordion title= Erasmus-Mundus]
O Grupo Tiradentes, através da Universidade Tiradentes participou de um consórcio liderado pela Universidade Nova de Lisboa que tem por objetivo estreitar a cooperação entre a União Europeia e instituições de ensino superior da América Latina. O projeto terá duração de 48 meses e distribuirá bolsas de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado entre as instituições parceiras. O projeto FELLOW-MUNDUS é uma parceria no âmbito do Erasmus Mundus Ação 2, que visa contribuir, através da mobilidade de estudantes e de pessoal docente e não docente, para o reforço dos laços sustentáveis nas áreas da educação, cultura, economia, ciência e tecnologia, entre a União Europeia e os países Latino-Americanos. O projeto visa reforçar a cooperação entre as Instituições de Ensino Superior da União Europeia e as Universidades latino-americanas, possibilitando a mobilidade de estudantes, investigadores e pessoal acadêmico e administrativo através de um esquema de atribuição de bolsas, desenvolvendo o curriculum individual, reforçando a transferência do conhecimento e a partilha de experiências e de boas práticas. Permitirá às Instituições de Ensino Superior da América Latina criarem um sistema de mobilidade universitária, desenhado de acordo com a Declaração de Bolonha e as diretrizes do Programa Erasmus.
Para maiores informações sobre Fellow Mundus, clique aqui.
O projeto Euro-Brazilian Windows + (com o apoio financeiro atribuído pela Comissão Europeia através do Programa Erasmus Mundus) oferece bolsas a estudantes, pesquisadores e pessoal acadêmico e administrativo do Brasil que desejem realizar um período de mobilidade, ou formação integral, em algumas das melhores universidades da Europa. As bolsas estavam disponíveis para estudantes de graduação e doutorado, pesquisadores em pós-doutorado e pessoal acadêmico e administrativo e incluem um pagamento mensal, viagem de ida e volta, seguro e taxas de matrícula.
Para maiores informações sobre o EBW+, clique aqui.
[/accordion]
[/accordions]