Instituições Mantidas

Unit - Universidade Tiradentes

Tida como a segunda maior instituição de ensino superior particular do Nordeste, a Universidade Tiradentes – Unit – é o resultado de um projeto que começou em março de 1962, com a fundação do Colégio Tiradentes, na Rua Laranjeiras, centro da capital sergipana, Aracaju. A escola oferecia os cursos de primeiro e segundo graus, Profissionalizante-Pedagógico e Contabilidade.

Em 1969, o Colégio Tiradentes ganhou sede própria, em um terreno comprado à prestação na Rua Lagarto. Nesse local, nasceu a ideia de implantar os primeiros cursos de nível superior. No dia 11 de julho de 1972, o MEC oficializou a implantação dos cursos superiores de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis. Depois vieram Direito, Comunicação e Biblioteconomia. O Colégio Tiradentes deu lugar às Faculdades Integradas Tiradentes – Fits. No ano de 1994, as Fits foram elevadas à condição de universidade.

Hoje, a Unit dispõe de cinco campi de cursos presenciais no estado de Sergipe – dois em Aracaju e os outros três distribuídos nas cidades de Estância, Itabaiana e Propriá. Além disso, possui mais de 30 polos de educação a distância espalhados em cinco estados do Nordeste: Sergipe, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Ao todo, são mais de 50 cursos de graduação presenciais e a distância, além de dezenas de pós-graduações lato sensu e cinco programas stricto sensu, todos bem conceituados pela Capes, nas áreas de Educação; Saúde e Ambiente; Direito; Biotecnologia Industrial e Engenharia de Processos. À exceção do programa na área de Direito, todos oferecem mestrado e doutorado.

A Unit é reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade em ensino, pesquisa e extensão. Já foi apontada entre as cem melhores instituições de ensino superior pelo Guia de Excelência da Universidade de Cambridge. Será a primeira universidade brasileira a instalar um centro de intercâmbio e estudos em Boston, nos EUA, maior polo de ciência do mundo. O Tiradentes Institute é resultado de uma parceria com a Universidade Massachusetts Boston e funcionará no campus da IES norte-americana.

Unit - Centro Universitário Tiradentes

De Aracaju a Maceió, a implantação de um novo empreendimento foi resultado de um longo período de pesquisa de demanda de mercados, que apontou a capital alagoana como lugar ideal para receber a segunda unidade do Grupo Tiradentes.

Em 2006, a então Faculdade Integrada Tiradentes – Fits – abriu as portas com a oferta de apenas três graduações e aulas realizadas em salas alugadas em um dos shoppings de Maceió.

Um ano depois, em 2007, a instituição inaugurou o Campus Amélia Uchôa, estruturado com 57 mil m².

Em 2014 a faculdade recebeu autorização do Ministério da Educação e passou a funcionar como Centro Universitário Tiradentes – Unit. Hoje, mais de dez mil acadêmicos desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão no campus e junto às comunidades beneficiadas. A Unit Alagoas oferece 22 cursos de graduação e dezenas de pós-graduações lato sensu, além do Mestrado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas.

Faculdade Integrada de Pernambuco

A Faculdade Integrada de Pernambuco – Facipe – tem 15 anos dedicados à formação de profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento regional. Iniciou as atividades em 2001 com três bacharelados e hoje oferece 14 cursos de graduação e cinco pós-graduações lato sensu. A Facipe também estrutura o projeto do seu primeiro mestrado interdisciplinar em Sociedade, Cidadania e Inclusão Social.

Com a inauguração de Nossa Senhora do Carmo, a Faculdade passa a ter seis unidades distribuídas pela cidade do Recife. Presente nos bairros Madalena, Caxangá, Casa Amarela e Boa Vista, a Facipe amplia o acesso ao ensino superior para a sociedade.

Hoje a Faculdade Integrada de Pernambuco oferece 14 graduações e cinco pós-graduações lato sensus. Pautada sempre no tripé ensino, pesquisa e extensão, a Facipe adota um projeto pedagógico com foco na teoria e prática. Investe cada vez mais na qualificação do seu corpo docente, em infraestrutura e tecnologia para que o estudante construa seus conhecimentos na base do “aprender fazendo”.

Faculdade São Luís de França

A Faculdade São Luis de França foi incorporada ao Grupo Tiradentes em 2015, mas o primeiro processo seletivo da instituição foi realizado em 1998, com a oferta da graduação em Administração de Empresas. Hoje, a FSLF oferece nove graduações, além de cursos de pós-graduação lato sensu.

Com a missão de desenvolver a sociedade por meio de serviços de qualidade relacionados à educação e cultura, a Faculdade São Luis de França tem como visão consolidar-se, até 2020, como uma das três maiores faculdades de Sergipe, reconhecida pela qualidade da educação, serviços e relacionamento humano, com ênfase na inclusão, empreendedorismo e empregabilidade.