Sistema das bibliotecas do Grupo Tiradentes passará por atualização nesta quarta, 03

Por conta disso, a recomendação é que nenhum usuário utilize a ferramenta neste dia

Nesta quarta-feira, 03, o Sistema Pergamum passará por atualização. Ele é responsável por gerir empréstimos e devoluções de livros e alguns materiais como câmeras fotográficas, CDs e DVDs, além de proporcionar a criação de perfis de usuário e de bibliotecas, e de catalogar a parte informacional das publicações. O sistema atende todas as unidades e polos da Universidade Tiradentes e, durante o processo de atualização, não poderá ser utilizado para que não haja nenhum conflito.  

De acordo com o bibliotecário gestor das bibliotecas virtuais e do sistema da rede Pergamum da Universidade Tiradentes Sergipe, Francisco Santana Neto, a atualização vai possibilitar vantagem na recuperação da informação, processamento técnico na hora de inserção de livros e documentos (com relação às buscas), e também a questão de colocação na quarentena dos materiais que estão sendo devolvidos. Com relação a este último tópico, Francisco explica que o que vem sendo devolvido à biblioteca está ficando num local reservado para evitar a contaminação de coronavírus. 

O Pergamum funciona nas unidades do Grupo Tiradentes desde 2007 e costuma ser atualizado geralmente a cada dois anos, a depender da necessidade. Segundo Francisco, o sistema é de extrema significância e facilita a busca de informações. “É uma ferramenta importantíssima para a gestão das bibliotecas como um todo. Fazemos esse trabalho de atualização para sempre estar à frente da necessidade dos usuários, dos profissionais bibliotecários e assistentes que trabalham no sistema, a fim de trazer melhorias e comodidade para quem se utiliza da biblioteca e do Pergamum”, destacou.

O bibliotecário informa que, por conta da pandemia, o serviço de empréstimos está retornando aos poucos. Com relação aos já feitos desde o início da pandemia, Francisco explica que a renovação estava ocorrendo de forma automática, para que não haja a geração de multas e pendências para o usuário. 

Renovação adiada

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) do Grupo Tiradentes alterou o prazo e renovou automaticamente a entrega de livros e materiais para o próximo dia 09 de abril. A mudança é devida ao momento delicado de pandemia ao qual vivemos. 

De acordo com Francisco Santana, as renovações de posse acontecem para que não sejam geradas multas e pendências para o usuário. E uma alternativa de acesso ao acervo das bibliotecas é a modalidade virtual que, segundo o gestor, vem sendo bem procurada pelos alunos. 

Grupo Tiradentes
Av. Murilo Dantas, 300 - Farolândia 49032-490 Aracaju - Sergipe - Brasil
  • Tel: +55 (79) 3218 2226
  • Fax: +55 (79) 3218 2100