“Os filhos nos trazem uma força muito grande para lutar”

“A maior força do mundo é o amor que uma mãe sente”. Os versos do poeta Bráulio Bessa tentam traduzir uma série de ações, sentimentos e capacidades que as mães vivem todos os dias para garantir o melhor aos filhos. É uma força que move Janaína Machado Tavares, gerente do núcleo Tiradentes Carreiras e mãe de dois meninos: Daniel, 11 anos, e Eduardo, nove anos. Para ela, a maternidade a tornou capaz de superar desafios diários e até então inimagináveis. 

“Ser mãe pra mim é algo que eu sempre desejei, mas nunca imaginava que ia ser tão difícil. Na parte da gravidez, a gente já acha complicado, mas digo que essa é a parte mais simples. Educá-los e transformá-los em cidadãos do bem, aí sim é o grande desafio para qualquer mãe, principalmente com tantos papéis que a gente precisa ter, de trabalhar, de educar, arrumar a casa…”, conta ela, referindo-se ao desafio de conciliar trabalho e maternidade, enfrentado por grande parte das mulheres.

Com isso, um dos grandes desafios superados diariamente é a organização e a divisão do tempo, agregando os cuidados e momentos com os filhos às tarefas e rotinas diárias. “A gente faz muito pelos nossos filhos e isso também nos renova, nos torna mais produtivas. O tempo pra gente não é exatamente o ‘meu tempo’, mas o ‘nosso tempo’. E isso faz toda a diferença na vida de uma mãe. Precisamos otimizá-lo e torná-lo mais produtivo possível. Isso é muito interessante no ser mãe”, define a gerente.

A isso, soma-se o fato de os dois meninos serem pessoas com determinadas condições: o mais velho foi diagnosticado com autismo aos dois anos, enquanto o mais novo tem dislexia e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Isso exige cuidados especiais, principalmente com a educação e um trato psicológico mais especializado, o que nem sempre é respeitado no cotidiano. Para Janaína, isso não a torna ‘uma mãe especial’, apesar de haver uma diferença em relação às famílias típicas: o trabalho dobrado. “Costumo dizer que o amor de mãe é o mesmo, a gente ama incondicionalmente, mas a diferença é que se tem mais trabalho do que talvez outras mães. Isso faz com que esse desafio seja muito maior, que é lutar por mais inclusão, por mais escolas, enfrentar todas as dificuldades que a gente atravessa”, afirmou.

Enfrentar esses obstáculos e mudar a realidade, mesmo que aos poucos, não é uma tarefa fácil, mas para a gerente, é um desafio que ela encara e supera encontrando motivação no amor pelos filhos. “Os filhos trazem para a gente uma força muito grande para continuar lutando, para pular todos os obstáculos. E pelos filhos a gente está sempre disposta [a lutar]. Essa é a grande força que nos dá vontade de lutar, de se desenvolver, querer mudar o mundo e torná-lo melhor. Por eles e para eles. E isso é muito bom”, conclui Janaína. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Grupo Tiradentes
Av. Murilo Dantas, 300 - Farolândia 49032-490 Aracaju - Sergipe - Brasil
  • Tel: +55 (79) 3218 2226
  • Fax: +55 (79) 3218 2100