Grupo Tiradentes: inspirando o futuro há mais de 60 anos

O desafio de oferecer educação de qualidade exige dedicação, cooperação e compromisso com a responsabilidade social. Também requer uma base construída a partir de sentimentos, valores e competências. Foi com essa perspectiva que um modesto colégio cresceu, passando depois de faculdade a universidade e, hoje, é um grupo vitorioso no Nordeste, com quatro renomadas instituições de ensino superior e polos nos Estados de Sergipe, Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo. 

No Grupo Tiradentes, profissionais somam esforços e talentos, traçando metas e materializando conquistas, para inspirar diariamente milhares de estudantes a realizarem seus sonhos e a enxergarem um futuro de sucesso a partir de um presente repleto de oportunidades.

De uma Escola para uma Universidade

A nossa história começa em 21 de abril de 1962, numa simples casa alugada no centro de Aracaju. Era o dia do feriado dedicado a Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira, que emprestou seu nome e seu legado ao ginásio fundado pelo professor Jouberto Uchôa de Mendonça.

Naquele dia, depois de um planejamento que durou cerca de dois anos, o Ginásio Tiradentes foi inaugurado e começou a funcionar, ofertando turmas que iam do ensino infantil aos antigos cursos técnicos de Administração e Contabilidade.

O Ginásio logo se transformou no Colégio Tiradentes, em 1964. Uma inesperada mudança de sede no final dos anos 1960 foi o caminho que pavimentou o crescimento do colégio e o surgimento das Faculdades Integradas Tiradentes, em 1972. Um processo com desafios e dificuldades, mas também com realizações e vitórias. 

Ao longo dos anos, a faculdade cresceu e criou outros cursos, abrangendo diversas áreas do conhecimento e atendendo às demandas profissionais que Sergipe tinha naquela época. Em 1994, a faculdade foi reconhecida como universidade pelo Ministério da Educação e passou a se chamar Universidade Tiradentes (Unit).

Na mesma época, a Unit construiu o campus Farolândia, uma grande estrutura que se expandiu por uma área de mais de 150 mil metros quadrados na zona sul de Aracaju. Em 2003, a Unit inaugurou mais três campi no interior sergipano: Itabaiana, Estância e Propriá.

Foi o preparativo para saltos ainda maiores, consolidando os passos para que o futuro Grupo Tiradentes chegasse à estrutura e ao alcance que tem atualmente, como um dos principais grupos educacionais da região Nordeste.

Em 2006, graças às inovações trazidas pelo advento da tecnologia, surgiu a Unit EaD, oferecendo cursos na modalidade de Ensino a Distância. Hoje, a Unit EaD possui polos espalhados em Sergipe, Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo. 

Em 2012, o grupo aportou no Recife, com a incorporação da antiga Facipe (Faculdade Integrada de Pernambuco). Seis anos depois, em 2018, foi elevada à categoria de centro universitário e passou a ser a Unit Pernambuco, com um amplo e moderno campus na capital. Em 2021, Pernambuco também ganhou um curso de Medicina oferecido pela Faculdade Tiradentes, localizada no município de Goiana. 

Em 2015, o Grupo Tiradentes também incorporou a Faculdade São Luís de França (FSLF), em Aracaju, existente desde 1996, com o objetivo de democratizar o acesso à educação superior, ofertando cursos mais acessíveis ao público trabalhador, sem abrir mão da reconhecida excelência acadêmica. 

As contribuições do Grupo Tiradentes para o mundo

Em todas as cidades e estados onde atua, as instituições do Grupo Tiradentes deixam uma marca de serviço à comunidade através de inúmeras atividades de ensino, pesquisa e extensão, o que conferiu ao grupo posições importantes nas sociedades locais e na vida das pessoas.

Além das Units e das faculdades, o Grupo Tiradentes tem outras instituições que dão suporte ao tripé acadêmico de ensino, pesquisa e extensão.

O Instituto de Tecnologia e Pesquisa, fundado em 1998, é referência em pesquisa, produção científica e desenvolvimento em tecnologia e inovação, chegando a liderar o ranking brasileiro de depositantes de patentes no país. Em 2013, surgiu a Editora Tiradentes, que edita e publica livros e periódicos das áreas de conhecimento de cada unidade. Em 2019, surgiu o Tiradentes Innovation Center, um centro de inovação que promove o desenvolvimento de tecnologias, ecossistemas e startups voltadas à educação.

Outra marca importante do Grupo Tiradentes é a sua abertura para o mundo. Atualmente, as instituições de ensino têm cooperação acadêmica e científica com mais de 60 instituições de ensino superior em 19 países. Também possui o Tiradentes Institute, em Boston, que surgiu em 2017 como o primeiro instituto de uma universidade privada brasileira nos Estados Unidos.

Essa história reserva muitos outros capítulos de sucesso e realização para nossos estudantes, professores, colaboradores e comunidades em que estamos inseridos. História que é conduzida dentro dos princípios do nosso lema: “Viver honestamente, a ninguém ofender, dar a cada um o que é seu” (Ulpiano).

Grupo Tiradentes
Av. Murilo Dantas, 300 - Farolândia 49032-490 Aracaju - Sergipe - Brasil
  • Tel: +55 (79) 3218 2226
  • Fax: +55 (79) 3218 2100