RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Graduação

Por que ter uma vivência internacional?

Ampliar as habilidades profissionais, conhecer novas realidades e adquirir conhecimento científico e cultural são os fatores que fazem da experiência de estudar fora do país uma vivência única que ultrapassa os ensinamentos acadêmicos para o alcance da inserção no mercado de trabalho. Isso porque o respeito a outras manifestações culturais, bem como a capacidade de lidar com as mudanças, por exemplo, são características desenvolvidas ou aperfeiçoadas que garantem o crescimento pessoal, tornando o estudante Tiradentes Internacional a acumular valores humanos e experiências que influenciarão positivamente o cotidiano, seja nas relações profissionais ou pessoais. Você já imaginou poder conhecer pessoas de outros costumes, idioma e ainda ter acesso a aspectos da vida acadêmica de outro país?

A enriquecedora experiência internacional permite ao estudante Tiradentes Internacional aprofundar o conhecimento em tecnologia, pesquisas, inovação, estudo comparado e conexões globais que, ao final do curso, serão fatores determinantes e influenciadores na conquista do sucesso na área de atuação profissional. Manter-se atualizado com a dinâmica do mundo globalizado, alcançando o conhecimento para além da sala de aula do país de origem é, sem dúvida, uma característica daqueles que almejam a pluralidade do ensino e a diversidade do saber.

Para tanto, o respeito às diferenças, vontade de aprender e o foco na exploração de tudo aquilo que a experiência acadêmica internacional pode proporcionar são verdadeiras molas propulsoras para a concretização dessa aventura ao conhecimento. E as Instituições de Ensino Superior (IES) do Grupo Tiradentes dão ainda mais força ao ofertar oportunidades únicas de educação em universidades conveniadas, cujos conceitos reverberam por todo mundo, a exemplo da University of Massachusetts Boston, nos Estados Unidos, a Universidad de Sevilla, na Espanha, a Universidade do Porto, em Portugal, e a Universidad de Guadalajara, no México, a entre outras que podem ser a sua escolha.

Diante disso, o Grupo Tiradentes reforça o comprometimento em oferecer uma educação superior de qualidade e excelência, ofertando a oportunidade de passar uma temporada em países do continente Americano, Europeu e Asiático, com o objetivo de tornar cada participante ainda mais sintonizado com a prática acadêmica na atualidade, tendo em visita o processo de globalização.

Está curioso em saber como funciona, qual país escolher, conhecer os programas ofertados e definir aquele que atende ao seu perfil? Então, acesse conteúdo dedicado aos estudantes Tiradentes, colaboradores e egressos, e garanta o seu ‘passaporte’ para conhecimento internacional.

Para onde ir?

Atenta à multidisciplinariedade do ensino, qualidade e convergência de compromissos educacionais, a Coordenação de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes possui convênios com dezenas de Instituições de Ensino Superior (IES) no exterior, possibilitando ao estudante escolher aquela que melhor atenda aos interesses acadêmicos e profissionais, conforme o desejo de desbravar novos mundos e perfil.

As parcerias disponibilizadas têm como destinos países como Espanha e Portugal, na Europa; México, na América do Norte; Argentina, na América do Sul; bem como a Coreia do Sul, na Ásia Oriental. Ficou curioso em obter detalhes sobre as instituições? Então, acesse Parcerias e confira as informações completas.

ProMAI

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI), gerido pela Coordenação de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, é oferecido aos estudantes regularmente matriculados nos cursos de Graduação Universidade Tiradentes (Aracaju/Sergipe), do Centro Universitário Tiradentes (Maceió/Alagoas) e da Faculdade Integrada de Pernambuco (Recife/ Pernambuco), com o objetivo de promover o aprendizado acadêmico a partir da vivência de experiências em instituições de ensino de outros países. Para além do ensino educacional na sala de aula, o aluno participante adquire conhecimento de culturas, realidades de mercado de trabalho, numa verdadeira integração aos diversos contextos e cenários internacionais, desenvolvendo competências e habilidades pertinentes a cada área de formação no exercício pleno do protagonismo estudantil global.

Os interessados em participar da experiência de ensino compartilhado entre as unidades conveniadas precisam se candidatar a uma das vagas disponibilizadas pelas instituições parceiras semestralmente através de editais e que podem ser acompanhadas aqui . Além disso, é também necessário:

  • Ser maior de 18 anos, residente e domiciliado no Brasil;
  • Estar regularmente matriculado em uma das três Instituições de Ensino Superior (IES) do Grupo Tiradentes;
  • Estar com integralização maior do que 20% e menor do que 80%;
  • Apresentar bom rendimento acadêmico, com média geral ponderada (MGP) igual ou superior à média dos alunos do mesmo curso e período equivalente ao qual está matriculado (esta informação é colocada nos editais). Caso a média geral ponderada do semestre do curso ao qual o estudante esteja matriculado seja menor do que 7,00 (sete), o critério de elegibilidade será a nota 7,00 (sete);
  • Preencher ficha de inscrição;
  • Apresentar documentos de identificação (passaporte e RG);
  • Apresentar Declaração de Débito, retirada gratuitamente do Magister;
  • Cartas de motivação e recomendação;
  • Comprovar (domínio de) idioma específico de interesse, segundo as regras das instituições e país destino;
  • Certificados de engajamento acadêmico.

As seleções, que acontecem geralmente entre os meses de março e abril, no primeiro semestre, e de agosto a setembro, no segundo semestre, tem caráter eliminatório e classificatório, e considera diversos aspectos acadêmicos da vida escolar do estudante durante o processo seletivo, sendo utilizados quatro critérios, quais sejam: Média Geral Uniformizada; total de créditos cursados; títulos e certificados e o trabalho voluntário de caráter social, sendo aplicado o peso 4, 2, 2 e 2, respectivamente.

Para cada um dos critérios mencionados é atribuída uma nota na escala de 0 a 10, sobre a qual é aplicado cada peso correspondente. Com isso, o objetivo do processo seletivo é apresentar um cálculo justo, sério e transparente, possibilitando ao candidato o melhor aproveitamento de conhecimento, habilidades e competências.

Aos alunos aprovados e selecionados nos editais será garantida a isenção das taxas de mensalidades na Instituição de Ensino Superior de destino. Para tanto, é preciso que o estudante esteja matriculado na Instituição de Ensino Superior de origem, com o pagamento regularizado da mensalidade na integralidade dos créditos do semestre tal como consta na matriz curricular.

Além disso, as disciplinas cursadas no exterior terão as respectivas equivalências feitas de maneira gratuita quando couber e houver paridade com disciplinas do currículo ao qual o estudante está matriculado na IES de origem. Tudo isso já definido antes da partida do estudante. Caso o aluno perca o vínculo com Instituição de Ensino Superior de origem, o benefício de estudante em mobilidade será encerrado, ficando a cargo da Coordenação de Relações Internacionais a comunicação com a IES estrangeira para que a ProMAI seja finalizada imediatamente.

Como funciona

Ao pleitear às vagas disponíveis, o estudante automaticamente irá concorrer a bolsa de mérito acadêmico para o ProMAI, sendo que o limite máximo de bolsas estará disponível no edital, entretanto, nunca excederá a disponibilidade de 8 (oito) bolsas por país. Atendendo aos critérios de candidatura, o aluno está apto a concorrer à bolsa acadêmica internacional.

É preciso saber que a seleção realizada na Instituição de Ensino Superior (IES) do Grupo Tiradentes não garante o aceite na IES estrangeira, a qual também avaliará o candidato, conforme as próprias condições especificas. Assim, o estudante se consolidará sua mobilidade acadêmica internacional, com ou sem bolsa, somente quando da aceitação efetuada pela unidade de ensino de destino.

Quanto às despesas financeiras referente ao passaporte, visto consular, polícias de fronteiras, passagens aéreas, seguros, hospedagem, alimentação, transporte e outras decorrentes são de responsabilidade única e exclusiva dos estudantes classificados, não cabendo a IES de Origem ser responsabiliza por tal. Portanto, o ideal é que o candidato pesquise um pouco o país destino e realize um planejamento para melhor aproveitamento na experiência incrível de adquirir conhecimento no exterior.

Após o período de estudos na IES estrangeira, estudante bolsista deverá, ao retornar, comprovar à IES de origem a aprovação em pelo menos 2/3 das disciplinas cursadas. O mesmo acontece para os interessados em efetuar a renovação da bolsa dar continuidade à mobilidade acadêmica internacional. Neste caso, ainda que o estudante alcance a aprovação indicada, a renovação da bolsa não está garantida automaticamente, devendo o interessado se candidatar novamente às vagas específicas em edital.

Assim, comprometimento e melhor exploração de todo o conhecimento ofertado no exterior são as melhores formas de tornar a vida acadêmica ainda mais proveitosa. No caso de reprovação maior que 2/3 das disciplinas cursadas, o estudante deverá ressarcir o valor da bolsa de maneira integral à instituição de origem e perderá o direito a participar da seleção de renovação da vaga e da bolsa.

Ficou interessado em se tornar um estudante em mobilidade acadêmica internacional e quer saber mais sobre se tornar um candidato forte às vagas disponíveis? Então, consulte o Regulamento Geral de Mobilidade Acadêmica Internacional Discente dos Cursos de Graduação e também o Regulamento de Bolsa de Mérito Acadêmico para Mobilidade Acadêmica Internacional Discente dos Cursos de Graduação, os quais estão disponíveis na página Documentos, confira e aproveite a oportunidade de saber mais, compartilhar conhecimento, ampliar habilidades e se tornar um profissional ainda mais capacitado.

Outros programas internacionais

Ampliando a possibilidade de internacionalidade do ensino das mais variadas formas, o Grupo Tiradentes tem parceria firmada com o Santander Universidades – Divisão Global do Grupo Santander -, que tem como principal linha de atuação apoiar iniciativas voltadas à educação superior, com foco no estabelecimento de parcerias e no relacionamento com as universidades, para viabilizar maiores oportunidades no exterior.

É através dessa união que são ofertados três programas: Top España, o Programa de Bolsas Ibero-Americanas e o Programa de Bolsas Santander Mundi. Cada um apresenta condições específicas de participação, duração e incentivo econômico aos participantes. Avalie o perfil de cada programa e se inscreva, garantindo assim uma experiência internacional única de conhecimento.

Top Espanha

Direcionado a alunos de Graduação e professores das Instituições de Ensino Superior (IES) do Grupo Tiradentes, o programa incentiva os bolsistas a aprimorar conhecimento no idioma e cultura espanhola, por meio de um curso de três semanas, com as despesas de passagens aéreas, hospedagem, traslados e alimentação totalmente pagas pelo Santander, em uma das instituições mais tradicionais da Europa, a Universidad de Salamanca.

Situada na cidade de Salamanca, na Espanha, a universidade é mais antiga da país e a quarta fundada na Europa, posterior somente às universidades de Bolonha, Oxford e Paris. Por ela, já passaram algumas das personalidades dominantes da intelectualidade espanhola, seja como aluno ou professor, a exemplo do escritor e poeta Calderón de la Barca; e a educadora Beatriz Galindo, “La Latina”, provavelmente a primeira mulher professora universitária.

Realizado anualmente, todo o processo de seleção e aprovação é realizado pelo Grupo Tiradentes, por meio da Coordenação de Relações Internacionais. Portanto, se está interessado em aproveitar essa oportunidade de vivência internacional, fique atento ao lançamento do edital que, geralmente, acontece entre os meses de março e abril.

Bolsas Ibero-Americanas

Quer estudar em países ou territórios onde o português ou espanhol são as línguas predominantes? O Programa Ibero-Americanas contempla universitários com uma bolsa-auxílio no valor equivalente a 3.000 € (três mil euros) para a cobertura de despesas com transporte, hospedagem e alimentação, já que os custos com mensalidade não são cobrados, tendo em vista o acordo estabelecido entre a universidade de origem e a de destino.

Direcionado a estudantes de Graduação entre universidades de países da região da Ibero-América, quais sejam, Argentina, Colômbia, Espanha, Peru, Portugal e México o programa visa promover a mobilidade acadêmica internacional com duração até um semestre.

Todo o processo de seleção e aprovação é realizado pelo Grupo Tiradentes, por meio da Coordenação de Relações Internacionais, existindo sempre um edital anual, geralmente lançado entre os meses de abril a maio. Vai mesmo perder a oportunidade de aprofundar o conhecimento nos países ibero-americanos?

Bolsas Santander Mundi

O Programa Bolsas Santander Mundi contempla estudantes de Graduação e Pós-Graduação com uma bolsa-auxílio no valor equivalente a 4.000 € (quatro mil euros), para a realização da mobilidade acadêmica internacional, por até um semestre letivo, em uma universidade parceira do Grupo Santander.

O valor das bolsas é destinado ao custeio de hospedagem, transporte e alimentação, sendo as mensalidades do curso pagas pelas universidades, tanto a de origem como a de destino.

Com periodicidade anual de publicação de edital, geralmente entre os meses de julho e julho, todo o processo de seleção e aprovação é realizado pelo Grupo Tiradentes, por meio da Coordenação de Relações Internacionais. Ficou interessado? Então, fique atento ao período de inscrições e condições de participação no programa.

Relações Internacionais

  • +55 (79) 3218-2284